top of page
Nenhum tag.

PROCURE POR TAGS: 

POSTS RECENTES: 

SIGA

Surdos oralizados X Surdos sinalizados

Hoje vamos comentar a respeito de surdos oralizados e surdos sinalizados! É um assunto que posso contribuir através de minhas experiências e vivências neste mundo diverso, que se fala de inclusão.

Deixo bem claro que aqui não estou para menosprezar nem um e nem outro tipo de surdo, porque a idéia principal é compartilhar o conceito de cada tipo de surdo, trazendo o respeito a individualidade de cada um. Claro que no final deixarei a minha opinião, de como sou e o que quero para minha vida. Afinal, a vida é feita de escolhas. Então, cada um escolhe a sua vida como quer viver!

O que é um surdo oralizado?

Surdo oralizado é aquele surdo que independente do grau/ nível de surdez, que usa ou não aparelho auditivo, que é ou não é “implantado” (possui implante coclear), que usa a leitura labial para se comunicar ou não, mas este surdo FALA a sua língua materna e usa a sua língua oficial para a escrita. Estas pessoas geralmente não tem interesse em usar LIBRAS, porém existem outras que são oralizadas e usam a LIBRAS, que se tornam bilíngues.

Existem surdos oralizados que são confundidos com pessoas ouvintes, pela boa comunicação e existem outros surdos oralizados, que se torna perceptível que é um surdo pela comunicação, ou seja, percebe-se pelo “sotaque”. É bem variável esta questão entre os oralizados!

E o que é um surdo sinalizado?

Surdo sinalizado é aquele surdo que independente do grau/ nível de surdez, que usa ou não aparelho auditivo (a maioria das pessoas surdas sinalizadas que conheci não costumam usar aparelho auditivo), mas este surdo apenas usa a língua oficial LIBRAS, reconhecida como a segunda língua oficial do Brasil.

Não existem surdos-mudo, pois ambos os tipos de surdos, possuem a sua forma de expressar, seja falando oralmente ou através de LIBRAS. Então, ninguém é mudo!. Bem como existem discriminação tanto com ouvintes, bem como entre surdos sinalizados e oralizados. Não é legal isso! Ambos os tipos de surdos possuem os mesmos direitos de acessibilidade. Porém, cada um tem a sua maneira de viver no cotidiano!

Eu sou uma surda oralizada, me comunico usando-se a primeira língua oficial do país, o português, porque é a minha língua materna, desde quando decidida pelos meus pais que queriam me ver falando. Quando comecei a ouvir com uso de aparelho auditivo, logo comecei a falar. Hoje, com a maior perda auditiva, uso muito a leitura labial, mas continuo falando normalmente com as pessoas. De toda a minha vida, obtive várias observações por parte das pessoas com quem já conversaram comigo como:

- Que sacaram na hora o meu sotaque, perguntando, “Você é estrangeira”?

- Perceberam quando não entendia algo: Você é deficiente auditiva? Qual o grau de surdez?

- Demoraram para saber que eu tinha deficiência, porque não perceberam o sotaque ou outro meu modo de dizer;

- Ou nem perceberam!

É isso que quero sempre para mim, me comunicar, de certa forma FALANDO.

  • Facebook Clean Grey
  • Instagram Clean Grey
  • b-facebook
  • Instagram Black Round

© 2023 por Armário Confidencial. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page