top of page
Nenhum tag.

PROCURE POR TAGS: 

POSTS RECENTES: 

SIGA

Um ano de ativação, com novidades sonoras!

Olá!

No dia 22/08/2017, completei um ano de ativação do implante! Esta data é muito especial porque foi neste dia que começou uma nova história e claro sem esquecer de que é o aniversário da minha fonoaudióloga de reabilitação auditiva.

Hoje vim contar como foi o meu primeiro ano!

No dia da ativação, quando a fonoaudióloga de mapeamento ativou os eletrodos e avisou que ia ligar o implante, fiquei preparada para sentir o que ia ouvir. Claro, com as expectativas dentro de mim achando que ia ser reconhecível. No momento que ligou, fui me emocionando e até que começou cair lágrimas de meus olhos, pois eu estava ouvindo os bipes dos eletrodos e até que ligou! Fiquei calada e chorando ao mesmo tempo, vendo a minha mãe chorando e meu pai me filmando e se emocionando junto com a gente. É inesquecível pelas emoções que a gente passa!

Embora que já contei diversas vezes de como foi a minha ativação, mas agora tenho palavras para escrever como senti e conto com detalhes de que realmente fiquei frustrada porque quando ouvi a minha fono me perguntando se eu estava ouvindo, eu dizia estou ouvindo mas não estou discriminando as palavras, eram apenas sons metálicos. Isso mesmo, eu estava ouvindo sons metálicos, veio na minha cabeça o filme “Robocop”, que quando ouvia com o aparelho auditivo convencional, era mesmo a voz do personagem Robocop e ao mesmo tempo ouvia também a voz do personagem Pato Donald! E quando ouvi meu pai que tem voz de homem, estava com uma voz fina de mulher igual da fono e também metalizada e logo ouvi a minha mãe, também voz igual da fono e metalizada. Eu estava ouvindo eles de forma igual. Ai que fiquei preocupada! Perguntei a fonoaudióloga de mapeamento se eu iria ficar ouvindo a vida inteira assim e ela riu e me orientou que eu estava muito emocionada e com as expectativas elevadas, que era apenas um começo! Tinha muito chão pela frente!

E não é que ela tinha razão?

Em um ano de ativação, fiz 6 mapeamentos e 22 sessões de reabilitação auditiva/ fonoterapias. Dos meus melhores momentos até hoje foram:

  • Com 2 dias de ativação: Barulho da mastigação;

  • Com 4 dias de ativação: Ouvir o tic tac do relógio! Esse som me ajuda a identificar se o implante está funcionando diariamente!

  • Com uma semana de ativação: Cantos de passarinhos – cada pássaro tem o seu piu.

  • Com um mês, consegui identificar o barulho de vento e das plantas balançando lá fora, pessoas correndo na rua, mesmo sendo eu estar dentro de casa.

  • Conversar em telefone após quase 2 meses de ativação. Hoje sou uma tagarela!

  • Com o passar do tempo, no meu trabalho, consigo ouvir da minha sala, as pessoas caminhando pelo corredor e ouvir bips do coletor de código de barras que fica no setor ao lado.

  • Na igreja, consegui perceber o barulho da chuva que estava caindo lá fora.

  • Meu sotaque estrangeiro que melhorou, mas ainda tenho...rs

  • Compreender algumas músicas. A minha música preferida é Trem Bala, da Ana Vilela.

  • E por aí vai, sons mais nítidos que o AASI.

Mas também existem os sons que não curti:

  • Os barulhos de descarga de ar que tem no trabalho. Toda vez que passo nesta área a caminho ao Departamento de Garantia da Qualidade, emite uma descarga que é desconfortável e chego até me encolher...hehe

  • No setor em que trabalho, abaixaram as divisórias para ficar uma área mais ampla e aumentou os ruídos competitivos e tive que apelar ao treinamento auditivo para entender mais. Minha fono de reabilitação auditiva adorou essa idéia. Hahaha!

  • Em lugares que possui microfones, a acústica distorce muito e fica incompreensível de entender e retorno a condição da leitura labial.

  • Ouvir meu irmão escutando as músicas de rock pesado em casa que teve um dia que cuidei quando ele se retirou do quarto e eu entrar de fininho para abaixar o volume sem que ele me veja....rs! Mas na maioria dos dias, tenho encarado como desafio para treinamento auditivo e é difícil porque tem muitos sons competitivos de instrumentos nas músicas.

Graças a esses profissionais que nos apoiam constantemente que fazem a diferença no desenvolvimento. É com eles que consegui alcançar o meu objetivo final que é a compreensão das palavras. E ainda tenho muito trabalho a fazer. Não posso parar por aqui não!


  • Facebook Clean Grey
  • Instagram Clean Grey
  • b-facebook
  • Instagram Black Round

© 2023 por Armário Confidencial. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page