top of page
Nenhum tag.

PROCURE POR TAGS: 

POSTS RECENTES: 

SIGA

O meu progresso! O implante coclear que veio para somar em minha vida!

Olá!

Para relembrar, hoje faz exatamente 2 meses e 6 dias que estou implantada (cirurgia: 11/07/2016) e 27 dias que fiz a minha ativação. Estas datas são muito especiais para a minha vida e irei comemorar sempre da mesma forma que comemoro o meu aniversário. Então, eu tenho mais aniversários!

Quero contar para vocês, como foi o meu dia de ativação e como está sendo a minha vida após a ativação.

Fonoaudióloga Gislaine (Ativação e mapeamentos)

No dia da ativação, 22 de agosto de 2016, estava de volta ao hospital junto com o meu pai e minha mãe que queriam acompanhar de perto. Quando chegou a minha vez de entrar na sala da fonoaudióloga, ela me explicou sobre o aparelho externo do implante coclear (IC). Colocou rapidamente na orelha e a antena que contém o imã na região do implante interno, que nas primeiras vezes ficava caindo. Mas era uma questão de adaptação devido a quantidade de cabelo que tenho. Depois ela ligou o software no notebook, colocou o cabo até o meu IC que já estava na minha orelha para testar todos os eletrodos e nisso fui percebendo que a emoção foi tomando conta de mim, pois eu ouvia uma música alta a qual estava ainda mapeando os eletrodos.

Após isso, a fonoaudióloga me avisou que ia ligar para que não me assustar e eu disse tudo bem. Quando ela ligou, não contive, levei um susto. Ouvi sons ambientais rapidamente a qual fiquei muito feliz por isso e logo me causou um pouco de frustração por ouvir as vozes da fono, de meu pai e de minha mãe que ficaram iguais e finas. Perguntava, vou ouvir assim para sempre essas vozes iguais e finas? As pessoas com quem conversei antes de fazer a cirurgia e as minhas fonoaudiólogas de mapeamento e de fonoterapia tinham me falado para ir com expectativa baixa. Mas com o passar dos minutos e conversas fui me acalmando e a fono foi ajustando as programações que tem no total de 4 programações. Sendo que cada semana, tinha que usar uma programação, iniciando a partir da programação 1 e ir trocando semanalmente de forma sequencial. Sai do hospital e comecei a perceber diferenças

positivas em relação ao AASI e com o passar das semanas, fui percebendo evoluções a cada programação. Ah, ganhei um Coala da Cochlear e ele se chama Nicolas!

Nicolas! O meu coala Cochlear.

Na programação 1 (1º semana), em apenas 1 dia de ativação percebi sons ambientais baixíssimos que não escutava com o AASI e meus pais confirmaram que é muito baixo mesmo, como sons de mastigação, salivação que ocorre durante uma conversa, dentro de casa consigo escutar o que se passa na rua como carros, motos e caminhões, toque do dedo na tela do celular (sendo que o celular não está configurado com vibra e nem som) que esse último foi surpreendente até para os meus pais, pois eles não perceberam que fazia barulho ao tocar e me confirmaram que realmente faz, etc. A parte de fala foi horrível, que não conseguia discriminar com tanta clareza, pelo fato de que as vozes das pessoas eram todas iguais e finas. Isso era o que mais me encomodava!

Fonoaudióloga Valéria (Fonoterapia)

Na programação 2 (2º semana), além dos sons ambientais, consegui compreender melhor a parte de fala. Tenho me saído muito bem na sessão de fonoterapia e acertei boa parte de palavras sem apoio visual e sem leitura labial, praticamente com a fono atrás de mim.

Na programação 3 (3º semana), que atualmente estou, está bem melhor na parte auditiva da fala e acertei mais as palavras em relação a programação 2, algumas e poucas frases curtas que passam sem querem, já estou discriminando. Por incrível que pareça, teve um fato que resolvi ligar para a minha amiga para testar, pois não me respondia por “WhatsApp” e coloquei no viva voz. Depois confirmei com ela pessoalmente se acertei e realmente entendi tudo.

Já a programação 4 (4º semana), percebi que os sons estão em tom mais alto, percebo barulhos de longe e as vezes me assusto. Isso é uma questão de se acostumar. E também a parte de discriminação de fala das pessoas está melhor, pois compreendo as pessoas chamaram pelo meu nome, seja no trabalho e em casa. A fonoaudióloga da fonoterapia tem me enviado áudios no WhatsApp e tenho acertado muitas palavras. Isso faz com que aumente a minha motivação em relação ao treinamento auditivo.

Ainda continuo encarando semanalmente a estrada para fazer a fonoterapia em Curitiba, a qual eles querem ver de perto os resultados mesmo no pós-implante e conseguimos caminhar juntos as nossas fonoterapias com os mapeamentos que terei que realizar até que eu tenha a melhor resposta auditiva.

E amanhã (19/09/16), terei um novo mapeamento. Não faço idéia de como será. Acredito que seja algo para melhor!

Mas assim, o que posso dizer que o implante coclear veio para somar em minha vida, me trouxe muitos resultados positivos e melhorou a minha qualidade de vida. Contudo, de todo o esforço e paciência junto com a minha mãe em encararmos a estrada de 8 horas de viagem, acessar o hospital, de ver de perto a qualidade da equipe do Implante Coclear mesmo que seja em hospital público de referência, apesar de suas dificuldades e mesmo assim nunca me deixaram de atender de forma diferente que poderia acontecer em outro plano que tivesse. Vejo de forma igual e positiva!

Dr. Rogério (Equipe Implante Coclear - Hospital de Clínicas)

Agradeço infinitamente e eternamente por ter essa equipe do Implante Coclear junto comigo nos atendimentos pós-implante, pela minha mãe estar aqui comigo treinando auditivamente em casa para termos melhores resultados, pelo meu pai e demais da família, amigos e meus colegas de trabalho que vibram comigo a cada etapa do meu progresso. Então, posso dizer que a minha cirurgia foi um sucesso para todos nós!

Um forte abraço e até a próxima!

  • Facebook Clean Grey
  • Instagram Clean Grey
  • b-facebook
  • Instagram Black Round

© 2023 por Armário Confidencial. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page