top of page

PROCURE POR TAGS: 

POSTS RECENTES: 

SIGA

Buscar

Círculo de amizades!

  • Carla Bueno
  • 16 de mar. de 2015
  • 3 min de leitura

Estive pensando essa semana, me senti tão bem ao pensar nisso! Estou tão grata por isso! Adivinha sobre o que estava pensando? Sobre os amigos, os grandes amigos, novos amigos, colegas, ou melhor, sobre a amizade! Não vou considerar dessa vez, as pessoas do meu círculo familiar, porque vou falar numa próxima oportunidade! Mas entendam que amo minha família tanto por parte de mãe quanto por parte de pai. Amo infinitamente! Ok?

Mas como fazer uma amizade, se sou surda? Algum problema em relação a isso? Não! Muito pelo contrário, acabamos ganhando com isso! Ganhamos a confiança de forma igual nas pessoas de forma natural como qualquer outra pessoa, igualmente na amizade entre ouvintes. Isso se chama amor. Existe um respeito e zelo pela amizade em que não existem barreiras. Um acaba ajudando o outro!

Quero dizer, como é fácil fazer amizades. Não tive problemas com isso. Eu tenho amigos muito mais que especiais, que são pessoas do meu convívio aqui na minha cidade, que são tão especiais que elas não possuem a deficiência. É isso mesmo! São pessoas ouvintes que me apoiam, com quem posso contar, com quem posso dar o meu ombro amigo, com quem nos compartilhamos seja na alegria, na tristeza, na vitória, nas conquistas, nas dificuldades e mais uma série de coisas que sempre estamos dividindo sempre que podemos nos ver. Posso dizer, que é um círculo de amizade invejável!

Além desse círculo de amizade da infância e adolescência, possuo amizades em outros grupos como da graduação, pós graduação, igreja, academia e também fora da minha cidade. Conheci diversas pessoas sejam ouvintes ou deficientes pela internet, pelos grupos de facebook, conheci em muitas viagens que fiz e todos marcaram de alguma forma em minha vida.

Como conquistei? Me comunicando! Eu agradeço muito pela minha forma de me comunicar e que consigo fazer as pessoas me entenderem. Claro que existe um sotaque, o tal do sotaque estrangeiro que sempre vou ter ou eu posso deixar de ter esse sotaque, na medida em que vou melhorando a minha audição e fala. Mas tem pessoas que nem percebem isso! E quando conto que sou deficiente auditiva e a pessoa diz que não percebeu, já vibro com isso!

Mas nos últimos meses depois da surdez súbita, tenho me interado nos grupos em redes sociais voltados para a deficiência auditiva, que são oralizados, implantados e sinalizados e percebi que não estou sozinha além desses amigos que citei anteriormente. Tenho dito um grande prazer em conhecer virtualmente, que acabei conhecendo algumas pessoas ao vivo e a cores, digo poucas pessoas, mas tem feito com que me mantesse mais fortalecida cada vez mais. Eu estou mais agradecida a cada dia que passa! Não se estou assim porque talvez, antes não assumia a minha deficiência com tanta convicção! Hoje, digo que sou deficiente sim e daí? Isso é viver de forma mais leve, graças a essas pessoas que conheci, seja pelas redes sociais e/ ou pessoalmente.

Aliás, e tem mais! Soube que tem muitos encontros de deficientes auditivos e implantados. Não fui em nenhum desses encontros, por motivos pessoais, mas dizem que é muito bacana estar ali e ver que não é só você que tem problemas. Com o passar do tempo, vou publicar algumas amizades que tive.

Claro que não vou “tapar” algumas questões que existem em nosso mundo, a tal da maldade e o preconceito com relação à deficiência. Por isso, temos que estar sempre preparados para lidar com isso. Precisamos ser maduros, para evitar que esse preconceito chegue e nos coloque para baixo ou fazer com que vivamos isoladamente!

Tenho somente a agradecer! E viva a amizade!

 
 
 

Comments


  • Facebook Clean Grey
  • Instagram Clean Grey
  • b-facebook
  • Instagram Black Round

© 2023 por Armário Confidencial. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page