Dá-lhe uma boa leitura 3!!!
- Carla Bueno
- 17 de ago. de 2015
- 3 min de leitura
Olá! Ma
is uma vez, aqui divulgando outro livro.
Como disse em outras matérias, que retomei há muito tempo o meu gosto pela leitura que estava depositado em meu ser e consegui voltar a essa prática. Além disso, aumenta a criatividade, a imaginação, aumenta o vocabulário, busca sentimentos de vivências, amplifica a maneira de pensar e agir com carinho, com vivacidade, com um olhar em outro ângulo de viver e mais uma infinidade de sentimentos. Apenas posso dizer por mim mesma, isso é muito gratificante!
Lembram quando fiz a minha viagem a Porto Alegre? Aquele 1º encontro de implantados que participei (publicado em post anterior: http://comonaoentendi.wix.com/oquecomonaoentendi#!Encontro-de-deficientes-auditivos-usuários-de-AASI-implantados-e-interessados-em-Porto-AlegreRS-O-meu-primeiro-encontro-de-muitos-que-virão/cmbz/555819490cf298b2d3c237f1)?
Então, foi lá conheci a autora Patrícia Rodrigues Witt que deu palestra sobre a experiência de vida dela, adquiri o livro que vou contar brevemente para despertar a curiosidade em você e também se tornou uma amiga muito querida por muitas pessoas que possuem a mesma deficiência!
A Patrícia é de Porto Alegre mesmo, possui perda bilateral severa-profunda, oralizada, bilíngue em língua portuguesa e libras e é considerada a 1º terapeuta ocupacional surda do Brasil. Ela atua na sua profissão com muito amor com o próximo e ainda mais compartilha a sua experiência de vida com outros surdos e familiares para incentivar de que é possível o desenvolvimento do ser humano a enfrentar todas as dificuldades que existem pelo caminho.
No livro dela, SURDEZ Silêncio em voo de borboleta, em que me emocionei muito principalmente a sua vivência na vida escolar e sua educação que foi muito semelhante a minha. Diz-se muito da importância do desenvolvimento da criança, as dificuldades de se colocar em uma escola que há anos atrás não era tão simples como nos dias atuais, devido à deficiência, de quem possuía uma deficiência não podia se envolver com outras crianças que não possuíam a deficiência. E depois que consegue vencer a batalha de estar numa escola como qualquer outra criança nos conta sobre a sua educação, o apoio familiar e o incentivo de amigos e professores. Fiz uma reflexão antes mesmo de ler esse livro e coloco em resumo junto com esse livro: “Em tudo o que temos de sustentabilidade familiar, amigos, professores e outras pessoas que nos querem o bem, que nos apoiam em nossa vida, conseguimos tudo o que queremos. É uma questão de querer, buscar e mostrar a nossa capacidade”!
Claro que neste livro conta também quando entrou na faculdade, a inserção ao mercado de trabalho que já foi diferente da minha história! Em outro momento aqui no blog, conto como foi a minha história neste período universitário e a minha carreira profissional. Posso dizer, que em alguma etapa de vida se torna semelhante e outras etapas se tornam diferentes que é muito legal para compartilhar experiências.
Diante de todo o contexto, é um livro bacana de se ler, porque a fase mais importante do desenvolvimento da pessoa com deficiência auditiva é na infância porque é o melhor período na qual a criança assimila com mais facilidade, começa a ter a disciplina de desenvolvimento, claro sem contar que o apoio dos pais e seus familiares deve estar presente a todo o momento.
E assim com o passar da vida da pessoa, ela vai se tornando independente. Com todas as letras, eu confirmo que a independência é algo muito importante para mim. Eu consegui muitas coisas e ainda tenho os meus planos e minhas metas de alcançar mais o que almejo! E entrego aqui o meu incentivo de que todos podem!
Tenha uma ótima leitura!
Abraços!
Comentários